Uma lei imutável determina que um determinado percentual das pessoas é tão extremamente crédula, que cai certamente até nos mais manjados golpes da praça, tipo o conto do bilhete premiado, conto do vigário, golpe da mala, boa noite cinderela, conto do consórcio sorteado, etc. Com a internet, as contrapartes físicas da malandragem ganharam contrapartes virtuais e continuam aí atormentando a vida dos santos demais que não desconfiam do tamanho da esmola.
1) Teste produtos em casa e fique com eles de graça!
Durante a pesquisa para este post, me deparei com um site bem legal que oferecia produtos eletrônicos para o usuário testar em casa, responder algumas pesquisas e ficar com eles. Maravilha, pensei, inclusive eles geraram o meu código na hora! Na segunda tela, que exigia cadastramento do e-mail, resolvi abrir uma outra janela e partir para o tira-teima no Google. Lá encontrei os relatos das vítimas da tramoia e o blog que descrevia com exatidão todos os passos do golpe: trata-se de uma maneira bastante desonestas de vender assinaturas anuais de uma revista de “Proteção ao Consumidor”. Logicamente, as tentadoras amostras grátis são completamente falsas.
O lado das vítimas: Reclamação 1, reclamação 2
2) Leilões de menor lance único ou Leilões Reversos.
Quem não se lembra de uns 4 ou 5 anos atrás quando este tipo de esquema arrecadatório se espalhou pelas redes de TV do país? Hoje, este negócio, que foi proibido na telinha, sobrevive em alguns sites.
Para se ter uma ideia do que era a salafragem no tempo da TV, acompanhe o seguinte relato de um usuário que resolveu testar o sistema:
“Uma vez resolvi fazer um teste, mandei um SMS com de valor de R$ 50.000.000 (cinquenta milhões de reais), e me responderam que já havia um lance igual ao meu. Desconfiado, mandei outro SMS, dessa vez, ao invés de um valor numérico, enviei a palavra TESTE, e responderam que já havia um lance igual ao meu. Tudo mentira, não acreditem, não sejam enganados e divulguem para os outros também não serem!”
Atualmente, depois de banidos da TV pela ação do Ministério Público, sobrevivem alguns sites neste ramo da pilantragem que ainda empurram esta modalidade de golpe em cima dos pobres dependentes de jogatina.
3) PTC – paid to click = pago por clique (que para muitos usuários significa: Perca seu Tempo Clicando).
Os sites que prometem remuneração para as pessoas clicarem em anúncios no conforto do seu lar quase sempre não passam de uma variação do velho golpe “ganhe dinheiro em casa”. Como dinheiro não nasce em árvores, alguns destes sites fazem parte de esquemas fraudadores de grandes anunciantes da internet, a exemplo do Adsense da Google. Todavia, as bolhas de rendimento não duram muito, pois tão logo o golpe é descoberto, as contas dos sites são suspensas e os usuários, que perderam tempo clicando em anúncios, ficam a ver navios.
4) Leilões de 1 centavo.
Lá dizem que você pode comprar um produto de 4 mil por menos de 3 reais. Só que a realidade é bem diferente e as vítimas que caem nestes sites, quando realmente conseguem arrebanhar alguma coisa, podem acabar pagando até mais do que o valor de mercado. Mormente, você enfrentará robôs que disparam metralhadoras de lances e interrupções inexplicáveis. Isto prova que este tipo de atividade é destinado a pessoas com o coração forte (jogadores viciados), capazes de perder um dia inteiro na frente do computador em busca da realização de um sonho. O vídeo feito por um usuário lesado documenta a mecânica da enganação.
5) Compras coletivas.
Antes de fechar uma compra tentadora num site destes, certifique-se da reputação do mesmo e das reais condições da oferta. Muitas vezes, 50% de desconto significa receber metade do produto que você consumiria sem o cupom, por exemplo, um jantar. Quanto a outros tipos de serviços, às vezes a sua execução tem que ser marcada com muita antecedência, tipo, dois meses ou mais.
IMPORTANTE: nem todos os sites de compras coletivas são golpistas pois, como em todo o negócio, há bons e maus atores no processo e cabe a você distingui-los.
6) Ganhar dinheiro na internet ou ganhar dinheiro online ou ganhar dinheiro em casa.
Todos os métodos de ganhar dinheiro instantaneamente na internet servem, antes de mais nada, para engordar a conta do espertalhão que está te iludindo. Depois que ele consegue te vender o “produto”, assumirás o papel do próximo espertalhão tentando arrebanhar ovelhinhas inocentes. Portanto, desconfia de qualquer coisa que não trabalha em cima de um produto concreto e palpável.
Aviso aos navegantes: esta modalidade de esquema nada mais é do que uma ramificação do velho e conhecido golpe da corrente, ou cadeia.
7) Arara virtual: cambalacho no comércio eletrônico.
Na época em que o comércio eletrônico começa a dar sinais de maturidade em termos de aumento da confiança perante os consumidores, há muitos picaretas que se aproveitam da falta de precaução dos compradores para vender produtos fantasmas que jamais serão entregues.
8) Quiz.
A TV aberta ainda abriga esta bandalheira: uma gostosa que fica falando como uma matraca sobre um "enigma" estampado em forma de letras, que qualquer otário desvenda na hora. Só que os otários "inteligentes" ligam para lá e ficam mofando durante horas respondendo a perguntas intermináveis antes de entrar no ar. O incrível é que as pessoas que respondem no ar sempre são muito burras e nunca sabem a resposta certa. Quando termina toda a ladainha, a vítima descobre que o prejuízo na sua conta telefônica foi para as nuvens e ela não ganhou nadicas de nada. Há vários sites que aplicam o golpe do Quiz na internet.
Diversas reclamações de usuários contra o Quiz TV»
9) Prêmios instantâneos.
De repente, quando você está fazendo um download no Megaupload aparece a seguinte mensagem: Parabéns! Você acaba de ganhar um prêmio instantâneo! Cada terça-feira de manhã, nós selecionamos aleatoriamente um visitante do nosso site como o grande vencedor semanal. De acordo com o sorteio de hoje, você é o vencedor! O seguinte prêmio será seu: iPhone 4 e iPad da Apple. Seja rápido! Responda no prazo de 04 minutos e 59 segundos, ou poderemos oferecer o prêmio a outro visitante.
Caso você forneça os dados do seu celular, vai descobrir na próximo conta do seu provedor que assinou um tal de FanClub Brasil da Claro, um portal de conteúdos para celulares que debita mensalmente um certo valor na sua conta. A empresa Claro afirma que não tem nada a ver com este golpe, mas sim o site que veicula a propaganda enganosa e não explicita as despesas que o usuário assina quando preenche os campos, ou seja, o prêmio simplesmente não existe!
10) Golpe dos nigerianos.
A coisa toda começa com um e-mail à procura de uma pessoa no nosso país que queira ceder a sua conta bancária para receber o depósito de uma enorme quantia que pertencia a um ditador, etc. O resumo da ópera é que lá pelas tantas eles “precisam” que você deposite na conta deles um determinado valor a título de taxa de administração, momento onde começa o golpe. Acredite se quiser, teve gente graúda do brasil que caiu como um pato, na realidade, o banqueiro brasileiro caiu Nelson Sakaguchi, presidente do extinto banco Noroeste, caiu no maior golpe de todos os temposque, coincidentemente, era foi um golpe perpetrado por nigerianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário