quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RECICLAGEM DE ROUPAS



Transforme uma roupa usada em uma peça nova!

Quem é que não tem alguma peça de roupa no armário que não serve mais ou que está esquecida? Dando uma vasculhada, certamente você vai encontrar mais de uma. Em vez de deixá-la eternamente guardada, por que não transformá-la em algo novo? Uma camisa sem graça pode se tornar uma peça diferente e com cara de nova.

A reciclagem de roupas é conhecida no mundo da moda como customização. Na linguagem dos estilistas esse processo implica modificar a roupa usando a criatividade e dando a ela um caráter pessoal. Cortar, costurar, bordar, desfiar..., vale tudo na hora da transformação!

Não é preciso nenhum cursinho básico de corte e costura para saber incrementar as roupas. Bastam alguns materiais como tesoura, linha, agulha, caneta e cola para tecidos, fitas, botões, miçangas ou o que mais vier à cabeça. Quem não se sentir seguro para sair cortando sozinho, pode pedir ajuda a quem sabe fazer.


Criando peças novas

Uma transformação simples, para dar graça à peça, pode ser a aplicação de botões coloridos ou miçangas. O processo é simples. Com um lápis preto, esboce o desenho que gostaria de ter na roupa: uma borboleta, algumas flores, pequenas estrelas.... Escolha as cores que combinem com a camisa e pregue as miçangas, uma de cada vez. A cor da linha também vai depender da cor da peça. Caso não goste, é só desfazer os pontos e retirar tudo.

É possível reciclar vestidos longos, deixando-os mais curtos ou sem mangas. Para diminuir o comprimento, meça o tamanho que deseja e marque. Corte e, depois, faça uma bainha. Para tirar a manga basta descosturar por dentro e dar um acabamento com bainha. Assim, aquela blusa de manga comprida pode virar uma camiseta, cortando com a tesoura ou simplesmente descosturando por dentro. Cortar mangas e gola dá uma nova cara à peça, mas se quiser incrementá-la mais, faça desenhos com canetas coloridas. Também é possível desenhar um esboço com lápis, contornar com a cola para tecido e aplicar purpurina colorida. Isso fica bonito se forem usados desenhos geométricos e esféricos.

Camisetinhas brancas de crianças ganham mais cores com a mesma aplicação de miçangas e botões. Costurar pequenos lacinhos de fita também fica uma gracinha. As meias soquetes brancas se transformam em meias lindas quando ganham bordados na costura ou detalhes coloridos. Saias de meninas podem ganhar um pequeno arco-íris feito com caneta especial para tecido.

Calça jeans

O bom e velho jeans é muito versátil na hora da reciclagem, mas algumas transformações podem exigir um pouco mais de habilidade porque dependem de descosturar a peça toda para depois costurá-la novamente. Esse é o caso quando se quer transformar uma calça velha em uma saia longa. Para isso, descosture as pernas e emende as partes da frente e as partes de trás.

Uma calça pode facilmente se transformar em outra, de cintura mais baixa, cortando o cós. A peça ficará apenas com o zíper (fecho éclair) para prendê-la. Se quiser um reforço, costure um pequeno gancho calça. O mesmo pode ser feito com um short ou uma saia para ficarem com a cintura mais baixa. A calça jeans também pode virar short e ganhar um jeito despojado se, em vez de fazer bainha, desfiar as pernas, para isso basta puxar os fios do tecido e depois acertar com a tesoura para que fiquem do mesmo tamanho.

Quem não deseja modificar tanto a roupa, pode apenas deixá-la mais alegre aplicando fitas ou bordados, já prontos, nas barras ou nos bolsos. Fica um charme, sem exageros, claro.

Enfim, antes de se desfazer de uma roupa, que já foi seu xodó, pense em como é possível transformá-la!



Fonte: Educa

Um comentário:

Héstia disse...

Gostei do post e deixo a dica.
Se não tiver paciência e criatividade pra reciclar... faça doação. Em vez de deixá-la eternamente guardada, por que não fazer alguém feliz??

Héstia
http://www.coisasdenatalie.com/