quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COMO SE FORMAM AS CÁRIES?

As cáries estão ligadas à má escovação, à falta do uso de fio dental e também a certas propensões que variam de pessoa para pessoa.

A cárie produz a erosão dentária, provocada pela ação bacteriana na boca, principalmente das bactérias Streptococcus mutans. A boca constitui o meio ambiente ideal para uma diversidade de bactérias.

Essas bactérias dependem de carboidratos e principalmente açúcar para sua alimentação. Na sua presença, as bactérias multiplicam-se e provocam as cáries. Assim, se não for tratada corretamente, essa placa evolui, podendo ocorrer a perda do(s) dente(s). É importante tratar inclusive dos dentes de leite, para que as raízes se desenvolvam saudavelmente.



Acidez também ajuda?

O ácido das frutas cítricas, por exemplo, não desgasta o dente de forma a propiciar cáries. A má higienização é que favorece o aparecimento das placas e das cáries. Evidentemente, em um ambiente mais ácido, a ação bacteriana é mais efetiva. As bactérias encontradas normalmente em nossa boca transformam restos de alimentos grudados nos dentes em ácidos.

Estes ácidos, formados por um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.

Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web.

Você tem mais algum mistério desse tipo? Mande sua pergunta nos comentários abaixo e confira aqui e no Twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.

Fonte: Educa

Nenhum comentário: