quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Achados - Estruturas revelam estilo de vida em Sambaquis de Pontal do Paraná

As pesquisas nas estruturas dos sambaquis revelam inúmeros objetos e rituais das comunidades. Restos mortais, alimentos, adornos, esculturas com formas de animais típicos da costa litorânea e outras peças entre as conchas, fazem parte da história deixada pelas populações.
Os rituais de sepultamentos são alguns dos mais estudados. A posição dos corpos e os adereços próximos a eles indicam o sexo do habitante que foi enterrado. Os homens eram sepultados de lado, com sua rede e seu machado juntos ao corpo. Mulheres e crianças eram envolvidas em mantos de penas trançadas.
“Temos muito o que aprender com a relação entre a natureza e as populações, que exploravam os recursos, sem destruí-los. A organização social dos grupos também mostra poucos registros de violência, além do respeito às mulheres e às crianças”, pontua a arqueóloga Cláudia Inês Parellada.
Para o arqueólogo da Universidade Federal do Paraná, Igor Chmyz, a relação com a natureza também é um dos principais pontos de destaque das populações que habitavam os sambaquis. “As comunidades são uma riquíssima mostra de como o ser humano reagiu ao ambiente em que vivia e como tinha tecnologia, organização para isso”. Ele caracteriza os sítios como uma espécie de bibliotecas. “São repositórios de dados e os sambaquis são os únicos exemplares da história”, define.
Serviço:
A prefeitura de Pontal do Paraná realiza roteiros para o sambaqui de Guaraguaçu. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3975-3102.

Por: CAROLINA GABARDO BELO

Nenhum comentário: