quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Idéia Pontal: Distribuição de Hipoclorito de Sódio à população

Consiste na idéia de promover e intensificar os cuidados com possíveis focos maiores de mosquitos como o que provoca a dengue, uma vez que cientificamente comprovado que o produto é eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue (SES-MG), a pratica viria a inibir a eclusão de ovos e matar a matar larvas desses insetos...

Naturalmente não é para sai jogando Hipoclorito de Sódio em lagos e rios, mas sim, em poças e alagados... conforme acha-se necessário.

O Hipoclorito de Sódio é um derivado/princípio ativo da "Àgua Sanitária".
A água sanitária é barata e de fácil uso, mas a população deve estar ciente de que isso é apenas uma alternativa. O primordial na prevenção à dengue continua sendo a eliminação dos potenciais focos do vetor. A água sanitária deve ser empregada em potenciais criadouros, ajudando a evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Trata-se portanto de mais um recurso paliativo, amenizador!

Tudo vale a pena nessa luta!

 

 

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA SANITÁRIA:
1. A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do mosquito da dengue.
2. Destaca-se que nessa concentração, a solução aquosa de água sanitária só deve ser utilizada para desinfecção, não sendo própria para ingestão de humanos ou animais. Essa diluição é aproximadamente 20 vezes maior que a concentração máxima permitida para ingestão, que é de 2 mg/l de cloro residual livre.
3. Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população para combate às larvas do mosquito da dengue nos seguintes criadouros:
• Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5 ml) de água sanitária.
• Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30 ml) de água sanitária.
• Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15 ml) de água sanitária.
• Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400 ml) de água sanitária.
• Bromélia: preparar previamente a solução com 1 colher de café (2 ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumula água.
4. O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva no combate às larvas.
5. Essa é uma ação adicional e não exclui as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros, que são fundamentais para o controle da dengue.
Fonte: Agência Minas

Publicado em 25 de mar de 2013
Aprenda a utilizar a água sanitária no combate a dengue. O líquido é eficaz e pode ser utilizado, também, no combate às larvas do mosquito da dengue.


 

Nenhum comentário: