terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Água Sanitária é eficaz ao combate do mosquito da dengue

A água sanitária é barata e de fácil uso, mas a população deve estar ciente de que isso é apenas uma alternativa. O primordial na prevenção à dengue continua sendo a eliminação dos potenciais focos do vetor. A água sanitária deve ser empregada em potenciais criadouros, ajudando a evitar a proliferação do mosquito da dengue. 
 
Um estudo encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), com objetivo de avaliar o efeito do cloro sobre as larvas do mosquito da dengue revelou que o uso de hipoclorito de sódio a 2,5%, substância derivada do cloro, conhecida popularmente como água sanitária, é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue.

De acordo com os resultados da pesquisa, 10 ml de água sanitária em concentração de 2,5%, comumente encontrada no mercado, adicionadas a cada litro de água tratada são suficientes para matar em até 24 horas a larva do mosquito.
Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população para combate as larvas do mosquito da dengue nos seguintes criadouros:
  • Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5ml) de água sanitária;
  • Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária;
  • Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária;
  • Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml) de água sanitária;
  • Bromélia: Preparar previamente a solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumulam água.
O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva no combate as larvas.

Nenhum comentário: