segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Secretaria e empresa firmam acordo para qualificar trabalhadores no Litoral

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e a Techint Engenharia e Construção Unidade Offshore assinaram na tarde de sexta-feira (09) protocolo de intenções para contratação e qualificação de trabalhadores no canteiro de obras da empresa, em Pontal do Paraná. 

Para o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, a parceria com a Techint é o primeiro passo para garantir empregabilidade aos trabalhadores do Litoral, especialmente nas empresas em funcionamento ou em processo de instalação, atraídas pelos investimentos na área do pré-sal. “Elas oferecem bons empregos e remuneração, querem contratar preferencialmente trabalhadores da região, mas precisam de mão de obra qualificada e capacitada”. 

De acordo com Romanelli, instâncias de governo, entidades como o Senai e as empresas estão se mobilizando para ofertar cursos de qualificação que atendam aos interesses das empresas e dos trabalhadores. “Temos que somar esforços para garantir a melhoria da qualificação da mão de obra e o consequente aumento da renda dos nossos trabalhadores”. 

UNIDADE – A Techint Unidade Offshore está construindo a plataforma WHP-2 para a empresa OSX, pertencente ao grupo EBX, do empresário Eike Batista. A plataforma, com previsão de entrega para 2014, entrará em operação na Bacia de Campos, no campo de Waikiki. 

A Techint emprega 800 trabalhadores em Pontal do Paraná e a expectativa é de ter cerca de 2 mil empregados no segundo semestre de 2013, entre soldadores, esmerilhadores, caldeireiros e montadores de andaimes. “Dos 800 trabalhadores contratados, 63% são da região de Pontal do Paraná. Para a empresa, contratar mão de obra local é muito vantajoso. Para a região, a geração de empregos tem impacto econômico importante, gera demanda por bens serviços, traz crescimento sustentável”, analisa José Carlos Sá da Silva, gerente administrativo-financeiro e de recursos humanos da Techint Offshore. 

Pelo protocolo, caberá a Secretaria divulgar a abertura de vagas, oferecer palestras sobre empregabilidade, encaminhar trabalhadores dentro do perfil estabelecido pela empresa e inscrevê-los em cursos de qualificação. A Techint vai selecionar candidatos às vagas pelas agências do trabalhador. 

A assinatura do protocolo ocorreu durante o seminário “Políticas de Geração de Emprego e Renda no Litoral do Paraná”, promovido pela Secretaria do Trabalho, no balneário de Ipanema, e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais, empresários, sindicalistas e técnicos das secretarias do Trabalho, Educação, Família e Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul e Casa Civil do Governo do Paraná.


Nenhum comentário: