quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeitura decide prorrogar inscrições para cursos da Techint

A prefeitura de Pontal do Paraná decidiu no final da tarde desta quarta-feira (16) conceder mais um dia para inscrições nos cursos profissionalizantes voltados às empresas do pré-sal

Os interessados devem procurar o posto do Sine do município até às 17h desta quinta-feira (17). As inscrições haviam encerrado na segunda-feira (14). A mudança foi decidida depois que a coordenadora dos cursos, a diretora de Planejamento de Pontal, Jemima Aliano, ter ficado irritada com a divulgação pelo Correio do Litoral.com da pouca publicidade e do prazo exíguo para as inscrições.

Os cursos estão sendo oferecidos pela empresa Techint, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Agência de Emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego). São 200 vagas gratuitas apenas para moradores de Pontal do Paraná, Matinhos e Panguá. Às prefeituras caberia a divulgação das vagas e a realização das inscrições.

O convênio de parceria foi assinado na quarta-feira (9) e o prazo das inscrições seria de quinta-feira (10) a segunda-feira (14) às 17h, incluindo um sábado, um domingo e uma véspera de feriado.

O Correio do Litoral.com recebeu a notícia apenas nesta segunda-feira, por um e-mail enviado pelo jornalista José Luiz Teixeira, do “Jornal do Litoral Paranaense”.

A assinatura do convênio e as inscrições não foram divulgados nos sites oficiais de Pontal e Matinhos. Paranaguá divulgou a notícia na sexta-feira (11).

“Segundo o diretor da Techint, Ricardo Ourique Marques, o programa de capacitação e qualificação de mão de obra local tem a finalidade de priorizar a contratação do maior número possível de pessoas residentes no local onde as empresas estejam se instalando. De acordo com ele, o ideal é que a oferta local pudesse cobrir em torno de 90% da necessidade da empresa e que somente 10% de técnicos mais especializados fossem trazidos de outros centros”, informa o Jornal do Litoral Paranaense.

“Os três municípios envolvidos se comprometeram a fazer divulgação para a inscrição dos interessados que será entre os dias 10 e 14 de novembro através da imprensa escrita, rádio e televisão”, informa o jornal.

Os cursos a ser ministrados, gratuitamente, inclusive com transporte e alimentação para os participantes são os de: Soldador, Aperfeiçoamento em solda 3G/F E 4G/F, Soldador de tubulação 3G/F e 4G, Aperfeiçoamento em solda de tubulação 5G e 6GR, Caldeireiro montador, Aperfeiçoamento em caldeira.

A Techint pretende construir plataformas para exploração do petróleo do pré-sal. As obras de ampliação da unidade da empresa em Pontal do Paraná estão sendo questionadas pelos ministérios públicos estadual e federal, que entraram com ação civil pública na Justiça alegando danos ao meio ambiente.

Pontal presta informações contraditórias
Funcionária da prefeitura diz que jornal não pode publicar afirmações que ela fez

Na segunda-feira (14), às 16h, tentamos contato com a Secretaria de Planejamento de Pontal, mas fomos informados que não havia ninguém trabalhando naquele horário. A secretária do Gabinete do Prefeito, Cíntia Fioravante, confirmou que as inscrições encerravam às 17h daquele dia.

Na quarta-feira (16), conversamos com Jemima Aliano, da Secretaria de Planejamento, que seria a coordenadora dos cursos. "as inscrições acabaram na sexta-feira", disse inicialmente, sendo corrigida pelo jornalista do Correio, de que o prazo terminou na segunda-feira. Jamima informou então que "as informações estão nos jornais". Ao ser lembrada de que estava falando com um jornalista, disse que apenas o escritório local do Sine poderia prestar os esclarecimentos, mas que "eles não dariam informações por telefone.

Diante da insistência do repórter, respondeu que ainda não havia definição sobre prorrogação as inscrições. "Os técnicos (da prefeitura) vão analisar se as vagas não foram preenchidas e se haverá prorrogação", disse. A informação contradiz com o comentário do leitor James Fioravante (leia abaixo) segundo o qual as inscrições – para novas turmas – continuam até janeiro. Após conceder a entrevista, Jamima Aliano telefonou para o Correio dizendo que o jornal não tinha autorização para publicar o que ela havia dito horas antes.

Fonte: José Luiz Teixeira - Jornal do Litoral Paranaense
Edição: Correio do Litoral.com

Nenhum comentário: