quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeitura decide prorrogar inscrições para cursos da Techint

A prefeitura de Pontal do Paraná decidiu no final da tarde desta quarta-feira (16) conceder mais um dia para inscrições nos cursos profissionalizantes voltados às empresas do pré-sal

Os interessados devem procurar o posto do Sine do município até às 17h desta quinta-feira (17). As inscrições haviam encerrado na segunda-feira (14). A mudança foi decidida depois que a coordenadora dos cursos, a diretora de Planejamento de Pontal, Jemima Aliano, ter ficado irritada com a divulgação pelo Correio do Litoral.com da pouca publicidade e do prazo exíguo para as inscrições.

Os cursos estão sendo oferecidos pela empresa Techint, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Agência de Emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego). São 200 vagas gratuitas apenas para moradores de Pontal do Paraná, Matinhos e Panguá. Às prefeituras caberia a divulgação das vagas e a realização das inscrições.

O convênio de parceria foi assinado na quarta-feira (9) e o prazo das inscrições seria de quinta-feira (10) a segunda-feira (14) às 17h, incluindo um sábado, um domingo e uma véspera de feriado.

O Correio do Litoral.com recebeu a notícia apenas nesta segunda-feira, por um e-mail enviado pelo jornalista José Luiz Teixeira, do “Jornal do Litoral Paranaense”.

A assinatura do convênio e as inscrições não foram divulgados nos sites oficiais de Pontal e Matinhos. Paranaguá divulgou a notícia na sexta-feira (11).

“Segundo o diretor da Techint, Ricardo Ourique Marques, o programa de capacitação e qualificação de mão de obra local tem a finalidade de priorizar a contratação do maior número possível de pessoas residentes no local onde as empresas estejam se instalando. De acordo com ele, o ideal é que a oferta local pudesse cobrir em torno de 90% da necessidade da empresa e que somente 10% de técnicos mais especializados fossem trazidos de outros centros”, informa o Jornal do Litoral Paranaense.

“Os três municípios envolvidos se comprometeram a fazer divulgação para a inscrição dos interessados que será entre os dias 10 e 14 de novembro através da imprensa escrita, rádio e televisão”, informa o jornal.

Os cursos a ser ministrados, gratuitamente, inclusive com transporte e alimentação para os participantes são os de: Soldador, Aperfeiçoamento em solda 3G/F E 4G/F, Soldador de tubulação 3G/F e 4G, Aperfeiçoamento em solda de tubulação 5G e 6GR, Caldeireiro montador, Aperfeiçoamento em caldeira.

A Techint pretende construir plataformas para exploração do petróleo do pré-sal. As obras de ampliação da unidade da empresa em Pontal do Paraná estão sendo questionadas pelos ministérios públicos estadual e federal, que entraram com ação civil pública na Justiça alegando danos ao meio ambiente.


Fonte: José Luiz Teixeira - Jornal do Litoral Paranaense
Edição: Correio do Litoral.com

Nenhum comentário: