sábado, 19 de novembro de 2011

PORTO DE PARANAGUÁ 1904

A história do Porto de Paranaguá remonta ao início da colonização do Paraná, quando os primeiros barcos a remo e à vela aportavam em nossa costa.
Nas barrancas do Rio Taguaré, hoje Itiberê, o Porto da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá viveu os Ciclos do Ouro e da Erva-Mate, e, já neste século, os Ciclos da Madeira e do Café.
Porto natural quase 300 anos, começou a ser organizado a partir da construção da centenária estrada de ferro Paranaguá-Curitiba. Entre a concessão obtida pelo Governo do Paraná para a sua exploração e o início das obras, passaram-se vários anos até que, em 17 de março de 1935, o Porto de Paranaguá foi oficialmente inaugurado.
Foto – Rua da Praia em 1904. Hoje, General Carneiro, em cujo local existe atualmente a Praça denominada “Rosa Antônio Andrade”, matriarca dos Andrades, proprietários da Rosibrás ,em homenagem prestada pelo ex-Prefeito Mário Roque àquela família, conforme placa de bronze existente no local, tendo como Secretário de Obras o Vice-Prefeito da época, José Baka Filho.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/celsoluck:46
por Celso Lück Júnior
 
 

Nenhum comentário: