quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pontal do Paraná recebe 8° Encontro de Educadores Negros

Acontece durante esta semana na Associação Banestado, em Praia de Leste, Pontal do Paraná, o 8° Encontro de Educadores Negros. 

O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), é de que professores, pedagogos e funcionários que atuam nas escolas da rede pública possam discutir propostas para valorizar a contribuição de negros e afrodescendentes na formação do Brasil. Aproximadamente 500 profissionais da educação devem participam do Encontro.

Palestras e oficinas com os temas racismo, religião, arte africana, educação escolar quilombola, entre outros estão na programação do evento, e ao final serão apontadas propostas para a educação das relações etnicorraciais nas escolas paranaenses. 

O evento é realizado em decorrência do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná, ambiente em que são discutidas políticas públicas em todas as áreas para atendimento de demandas que envolvem essa parcela da população.

“É um momento para ouvirmos as expectativas e anseios que os professores negros possuem, e com este diálogo, atenderemos as demandas existentes”, destacou a diretora do Departamento da 
Diversidade da Seed, Luciane Vanessa Fagundes. Segundo ela, o encontro vai além da formação continuada para os professores.

Para os educadores que participam do evento, a ocasião é uma oportunidade para debater o respeito ao modo de expressão, cultura, e religião de cada criança nas escolas. A ideia é de que a escola deve ser um espaço para promover o conhecimento e a ascensão social de um modo geral.

A solenidade de abertura contou com a presença da representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Cristina Trindade. A ONU celebra 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. 

Fonte: Seed
Foto: Orlando de Macedo Jr/Seed

Nenhum comentário: