domingo, 2 de outubro de 2011

Pontal do Paraná e seus Pontos Turísticos

 Vinte e dois quilômetros contínuos de areias brancas, águas mornas e limpas, num permanente convite a longos passeios, que proporcionam o convívio com gaivotas e atobás em seus vôos sincronizados sobre as ondas do mar. Assim é Pontal do Paraná, um dos últimos remanescentes do litoral do Brasil que mantém preservada sua área de restinga na areia, que aos poucos vai se encorpando até prevalecer a Mata Atlântica.

Um ecossistema em perfeita harmonia, irrigado por grandes e sinuosos rios, que ornamentados por orquídeas e bromélias, seguem seus caminhos até desaguar na baía de Paranaguá, tendo como fundo a Serra do Mar.


O antigo e o novo se fundem nos duzentos e sete quilômetros quadrados que compõem Pontal do Paraná. A história dos antepassados indígenas e depois a colonização européia, a tradição pesqueira e os costumes simples da população da praia, que ainda trança cipó para confeccionar cestarias, não foram esquecidos ou abandonados pelo recém-criado município, que se desligou há três anos dos laços da antiga Paranaguá, e que finalmente desperta para sua vocação turística e também marítima, visto que o município possui um dos maiores calados naturais do mundo, devendo ser explorado, quer seja com a instalação de portos, estaleiros, entre outros.

Possui características peculiares à cidades litorâneas. São 48 balneários, e entre os principais estão: Monções, Praia de Leste, Canoas, Atlântica, Primavera, Porto fino, Guarapari, Ipanema, Leblon, Grajaú, Marissol, Carmeri, Shangri-lá, Guapê, Praia de Barrancos, Atami, Vila Nova e Pontal do Sul

Dos 50 Km de extensão em praias do litoral paranaense, 22Km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. Além disso, pode contar com aproximadamente 100% dessas praias com total qualidade de balneabilidade.

Um dos poucos municípios do litoral brasileiro que não foi atingido pela especulação imobiliária e pela poluição, Pontal do Paraná atrai seus visitantes não pela suntuosidade de grandes hotéis, ou o luxo de grandes shoppings centers. Em pousadas, casas de veraneio ou pequenos hotéis, o turista é recebido aqui de forma hospitaleira, quando vem buscar tranqüilidade e harmonia. E, para isso, o verde intacto e as praias estão disponíveis. Limpos e preservados.

Fonte:
http://www.pontaldoparana.com.br/turismo.htm

Nenhum comentário: