Projeto envolve 101 famílias de Guaraqueçaba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. |
Pescadores do litoral do Paraná preparam-se para efetivar a venda dos primeiros lotes de ostras e mexilhões, cultivados graças a um projeto da Emater que visa criar uma alternativa à pesca artesanal. Na primeira etapa, o projeto envolve 101 famílias de Guaraqueçaba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. Nesta sexta-feira (16), o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, visitou os primeiros cultivos de ostras instalados no litoral do Paraná e garantiu o apoio do governo para a ampliação do projeto.
O projeto começou a ser concebido há cerca de cinco anos. Os primeiros cultivos estão nas comunidades Maciel, em Pontal do Paraná, e Ponta Oeste, na Ilha do Mel, áreas que estão em acordo com a legislação federal para o uso de águas sob o domínio da União e obedecem aos critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Para o diretor do Instituto Emater-PR, Rubens Niederheitmann, o trabalho desenvolvido pela Emater no litoral do Paraná representa uma passagem dos pescadores artesanais à condição de produtores profissionais. "Eles deixam de atuar de forma aventureira, dependendo de clima, para ter uma atividade organizada, planejada, com perspectiva de melhoria de renda", disse.
A presidente da Associação de Nativos e Pescadores da Ilha do Mel, Dircéia Pereira de Souza, está entusiasmada com o projeto. Ela cultiva uma área de 1,58 hectar com ostras e está dependendo de licença ambiental para o cultivo de mais dois hectares com mexilhão. Dentro de dois a três meses, Dircéia fará a primeira venda da produção. "Agora estamos com uma expectativa de vida melhor", afirmou.
Segundo o coordenador estadual do projeto de aquicultura e pesca, da Emater, Luiz Danilo Muehlmann, há pelo menos 20 anos os pescadores da região investem no cultivo de ostras, mas de forma clandestina. Com apoio do governo, a Emater estima que cada pescador poderá produzir em média 3,5 mil dúzias de ostras por ano, com obtenção de uma renda média mensal de dois salários mínimos.
Fonte:
Mais populares
- Em: Empresas e Negócios
Nissan/Renault devem reduzir importações, afirma Ghosn - Em: Agronegócio
Brasileiro eleito para dirigir a Organização Internacional do Café - Em: Empresas e Negócios
Internet popular começa a ser vendida neste sábado em 344 cidades - Em: Empresas e Negócios
PR ganha ampliação da fábrica da Renault, mas perde investimento da Nissan para o Rio
Mais enviadas
- Em: Política
Desembargador Néfi Cordeiro integra lista para vaga no STJ - Em: Economia
Acaba greve na Denso do Brasil, mas briga entre sindicatos ainda não foi solucionada - Em: Política
Beto assina protocolo com Gerdau para testar novo modelo de gestão - Em: Política
Agentes de trânsito demitidos da Urbs alegam perseguição
Nenhum comentário:
Postar um comentário