Fazer feijoada não é complicado, só precisa de um pouco de paciência e dedicação.
Rende 20 porções:
600g de carne seca
900g de costela de porco salgada ou defumada
700g de pé de porco salgado
500g de rabo de porco salgado
500g de orelha de porco salgado
600g de lombo de porco defumado ou salgado
300g de paio
400g de linguiça portuguesa
150g de lingua defumada
100g de bacon
2 1/2g de feijão preto
300g de cebola
150g de alho
200ml de óleo de girassol
2 doses de cachaça
6f de louro
2 laranjas com casca bem lavadas
Pimenta dedo de moça
Coloque as carnes para dessalgar, deixando 24 horas de molho, e trocando a água de 5 a 6 vezes durante o período.
Coloque o feijão de molho em água filtrada em torno de 8 horas antes de iniciar. Não jogue fora a água no dia seguinte pois é ela que vai dar a cor da feijoada.
No dia seguinte, comece fervendo as carnes salgadas em água limpa por 20 a 30 minutos. Isso vai tirar o excesso de gordura. Descarte a água e reserve.
Coloque o feijão para ferver em fogo alto com a água em que ficou de molho. Acrescente as carnes dessalgadas, as linguiças, as carnes defumadas, as folhas de louro e as duas laranjas cortadas ao meio. Estas últimas ficarão cozinhando por meia hora e vão ajudar a absorver um pouco da gordura. Após este tempo descarte-as.
Acompanhe o cozimento em fogo alto tirando a gordura e espuma que vai subir. Tenha ao seu lado uma panela com água fervente e vá acrescentando a água caso necessário.
Em uma frigideira, frite o bacon em pedaços grandes até ficarem dourados e liberarem a gordura. Retire o bacon quando dourado da panela com uma escumadeira e acrescente a sua feijoada. Com a gordura restante refogue primeiro a cebola e depois o alho com a pimenta dedo de moça até dourar. Acrescente a feijoada e deixe apurar por mais 1 hora.
Vá tirando as carnes à medida que elas estiverem prontas. Acompanhe o feijão e vá provando até ele estar cozido. Corte as carnes em tamanhos médios de 4-5cm e devolva para a panela do feijão. Deixe apurar por mais meia hora e está pronta para servir.
Não preciso nem dizer para servir com arroz branco, farofa, couve e um molho de pimenta porque isso todo brasileiro já sabe.
Fonte: Receitas Gourmet
By Tigre
Nenhum comentário:
Postar um comentário